Rede -> Notícias recentes   
Pesquisa de conteúdo ..:
Notícias | Eventos | Downloads | Links Úteis

:: PÁGINA INICIAL

:: ARTIGOS

:: FOTOS

:: EVENTOS

:: BOLSAS E CURSOS

:: IES COM PROGRAMAS PARA POVOS INDÍGENAS




Índios discutem acesso ao ensino superior

Índios discutem acesso ao ensino superior

 

Festival de cultura e arte do povo Yawanawá, no Acre

 

 

 

 

 

Kaxiana

 

        

Os estudantes indígenas de ensino superior, particularmente os da Amazônia, enfrentam os mais variados problemas, como os de transporte, alimentação e moradia. Além disso, 70% deles têm de apelar para as faculdades particulares para terem acesso ao estudo e conhecimento que lhes permitam contribuir em favor do desenvolvimento de seus povos.

Esse é o resumo do II Encontro de Estudantes Indígenas no Ensino Superior, que foi realizado em Brasília paralelamente ao I Encontro da Rede Brasileira de Instituições Superiores, onde representantes do governo federal e do movimento estudantil indígena de diferentes universidades brasileiras se reuniram para apresentar propostas de acesso e permanência das diferentes etnias nas instituições de ensino superior do país.

Segundo informou à Agência Brasil a coordenadora dos dois eventos, Maria Luiza Fragoso, atualmente mais de 300 índios se encontram cursando o ensino superior, mas apenas 30% deles tiveram acesso a universidades públicas, que se limitam hoje a 20 instituições com políticas voltadas para os primeiros habitantes da terra. “Apesar de o número de estudantes universitários indígenas ser pequeno, a demanda ainda é muito maior do que as universidades podem atender”, assinalou a coordenadora.

No II Encontro de Estudantes Indígenas no Ensino Superior foi lançado oficialmente o portal da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para Povos Indígenas. O site, que já está no ar, tem espaço para debates e apoio às demandas e estratégias de ações, para que comunidades indígenas tenham acesso e permanência no ensino superior no Brasil.

(www.kaxi.com.br/noticias)