Rede -> Notícias recentes   
Pesquisa de conteúdo ..:
Notícias | Eventos | Downloads | Links Úteis

:: PÁGINA INICIAL

:: ARTIGOS

:: FOTOS

:: EVENTOS

:: BOLSAS E CURSOS

:: IES COM PROGRAMAS PARA POVOS INDÍGENAS




1ª Conferência das Américas contra o racismo terá participação de indígenas 

Representantes indígenas do Brasil e de mais 34 países americanos participarão entre os dias 26 e 28 de julho da 1ª Conferência Regional das Américas - Avanços no Plano de Ação contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que acontecerá em Brasília. A conferência terá também a presença de cerca de 400 participantes entre representantes do governo, da sociedade civil e convidados que vão discutir os avanços e desafios na implementação de políticas públicas contra a discriminação racial e de minorias.

O evento contra o racismo é resultado da Pré-Conferência Santiago +5 contra o Racismo, a Xenofobia, a Discriminação e a Intolerância, ocorrida em 2000. Nela, foi elaborada uma agenda de trabalho para subsidiar cada um dos países na elaboração de políticas, programas e projetos para tratar do tema.

O Brasil é o coordenador-sede da Conferência e tem como organizadores instituições governamentais ligadas à história de luta como a Funai, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, entre outros. Um Comitê Internacional, formado pelo Brasil e organizações da sociedade civil, também participam da elaboração do evento.

Assim como o debate em torno das experiências e principais desafios no combate à discriminação das populações indígenas, haverá espaço para a discussão sobre a intolerância aos afrodescendentes, migrantes, ciganos, mulheres, minorias religiosas, portadores de deficiências, entre outros.

Durante o evento, os participantes também vão discutir a criação de mecanismos de monitoramento. O objetivo não é fiscalizar, mas ajudar a colocar em prática as definições da Conferência em cada um dos países. Para isso, eles pensam na possível criação de um instituto ou observatório para dar apoio à efetivação de uma Agenda, o que ainda é apenas uma idéia já que esta não é a finalidade principal do encontro.


Mais informações no site: www.americascontraracismo.com.br