Rede -> Notícias recentes   
Pesquisa de conteúdo ..:
Notícias | Eventos | Downloads | Links Úteis

:: PÁGINA INICIAL

:: ARTIGOS

:: FOTOS

:: EVENTOS

:: BOLSAS E CURSOS

:: IES COM PROGRAMAS PARA POVOS INDÍGENAS




Pesquisa aponta risco de desaparecimento de grupos indígenas
GRUMIN/Rede de Comunicação Indígena

As comunidades indígenas tendem a desaparecer, porque são "invisíveis" para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (25) pela revista científica britânica The Lancet.

Os pesquisadores denunciam que as necessidades de saúde desses grupos - que constituem 6% da população mundial - foram ignoradas nesses objetivos, no relatório Desaparecimento, marginalizados e subestimados: uma chamada à ação para a saúde dos indígenas de todo o mundo.

Especialistas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM, em inglês) fizeram um chamado para pedir o aumento do respeito em relação aos pontos de vista dos grupos indígenas.

O relatório denuncia, por exemplo, que a esperança de vida é muito menor para os indígenas, e que o acesso dessas pessoas a ambulatórios e educação sanitária é freqüentemente pior.

Além disso, os problemas de alcoolismo, suicídios e com drogas em países desenvolvidos como Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos e Austrália são comuns entre a população indígena.

As políticas internacionais - que são incentivadas pelos Objetivos do Milênio - estão destinadas a potencializar os benefícios sanitários para a maioria, ignorando os assuntos relacionados à saúde que afetam os grupos minoritários, entre eles as comunidades indígenas, dizem os pesquisadores. Os Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio, como estão estipulados hoje em dia, poderiam ser alcançados mesmo se desaparecessem povoações inteiras de pessoas indígenas", observa a principal autora do relatório, Carolyn Stephens.\n

Os pesquisadores advertem que o desaparecimento de comunidades indígenas terá repercussão na saúde do resto da população, já que com elas se perderia um conhecimento único sobre os benefícios da natureza na saúde e na medicina. (Efe/ Estadão Online)\n

Informa Grumin/Rede de Comunicação Iindígena
www.elianepotiguara.org.br/newsletter.html


Esta mensagem foi enviada por Eliane Potiguara . Para ver o perfil de Eliane Potiguara, clique em: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8964644201921775800