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CARTA DE MOVIMENTO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO CEARÁ

À Universidade Federal do Ceará

Pró-Reitoria de Graduação


Profa. Ana Iório Dias

Nós, povos indígenas Tabajara, Tapeba, Pitaguary, Kanindé,
Potyguara, Jenipapo-Kanindé, Tremembé do Córrego do João Pereira e
Anacé, nos dirigimos a V. Sa. com o objetivo de fazermos algumas
considerações iniciais sobre o Curso de Licenciatura Intercultural
Indígena. A temática vem sendo debatida pelos povos indígenas no
Ceará em reuniões realizadas nos dias 29/07, 15/08, 16/08 e 18/08 do
ano de 2006, nas comunidades do Jacinto (Monsenhor Tabosa), Horto
(Maracanaú) e Lagoa II (Caucaia), Tremembé (Córrego do João Pereira)
e Aratuba de Kanindé; no Seminário de Educação Escolar Indígena,
dias 19, 20, 21/12/06; e em reunião do dia 15/05/07 na Lagoa dos
Tapeba. Apresentamos abaixo as diretrizes básicas deliberadas nas
ocasiões acima citadas.

- Assegurar a continuidade da discussão sobre o Curso de
Licenciatura Intercultural com o comprometimento do novo reitor da
UFC na elaboração e implantação da proposta de curso a ser elaborada;

- Formar um Grupo de Trabalho com a função de realizar discussões e
elaborar o projeto de formação com a representação de indígenas,
universidades e consultores;

- Após a elaboração da proposta de Curso da Licenciatura
Intercultural, o Grupo de Trabalho articulará financiamento junto à
SEDUC, MEC, FUNAI e Prefeituras;

- A Licenciatura Intercultural deverá garantir a participação
indígena no planejamento da proposta pedagógica, no desenvolvimento
das atividades e, em especial, na coordenação e avaliação constante
do Curso;

- Os consultores/formadores devem ter experiência em atividades de
ensino ou pesquisa com comunidades indígenas e, também, ser indicado
pelos povos que participam do Curso;

E, finalmente, destacamos aspectos sobre o currículo e estrutura do
Curso:

- A proposta curricular deve ser fundamentada na pesquisa.

- A definição de eixos curriculares deve contemplar os interesses do
movimento indígena contemplando temas como terra, saúde, educação,
meio ambiente etc.

- O currículo deve considerar algumas disciplinas e temas
específicos que interessam as comunidades indígenas: Literatura
Indígena, Política Indigenistas, Legislação da Educação Escolar
Indígena, Informática Educativa etc.

- Deve contemplar aspectos importantes da prática docente no
interior das escolas indígenas, como por exemplo, a educação
infantil e a educação de jovens e adultos.

- As etapas devem ser realizadas preferencialmente nas aldeias.

- É importante também que as lideranças indígenas ocupem um papel
privilegiado na tarefa de formação.

Diante do apresentado, esperamos contar com o apoio e parceria desta
Instituição.