Rede -> Notícias recentes   
Pesquisa de conteúdo ..:
Notícias | Eventos | Downloads | Links Úteis

:: PÁGINA INICIAL

:: ARTIGOS

:: FOTOS

:: EVENTOS

:: BOLSAS E CURSOS

:: IES COM PROGRAMAS PARA POVOS INDÍGENAS




UFG e UFT lançam vestibular para Licenciatura Indígena



Curso intercultural é destinado exclusivamente a educadores e profissionais indígenas. O período de inscrição foi de 28 de agosto a 3 de setembro. O processo seletivo, de 14 a 19 de setembro, ocorreu no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O curso será ministrado na UFG, UFT e em terras indígenas.


A Universidade Federal de Goiás (UFG) publica edital de seleção para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Trata-se de um curso especial, específico para professores e profissionais da área de educação indígena da rede pública de ensino. São oferecidas 60 vagas para o curso.


As inscrições, exclusiva para educadores indígenas, são gratuidas e foram feitas somente pela internet, por meio do sítio do Centro de Seleção da UFG - www.cs.ufg.br -, das 8h às 18h, do dia 28 de agosto a 3 de setembro de 2006. Para que a inscrição fossem efetivada, o candidato deveria enviar o requerimento de inscrição e a documentação exigida por meio de encomenda expressa ou ter entregue no Centro de Seleção, situado à Rua 226, Q. 71, Setor universitário, Goiânia -GO, CEP 74610-130.


A documentação exigida inclui cópia da carteira de identidade, declaração emitida pela direção da escola, de que é profissional da educação indígena; fotocópia do Registro Administrativo de Índio expedido pela Funai; declaração de apoio da comunidade indígena ao candidato; currículo devidamente comprovado; e, em caso, de deficiente físico, atestado médico indicando a necessidade de atendimento especial.



O processo seletivo teve três fases, sendo a primeira de redação, que realizou no dia 14 de setembro; a segunda constou de entrevista, nos dias 15 e 16 de setembro, a qual o candidato teve a opção de efetua-la em língua portuguesa ou em língua indígena. A última fase teve a prova de títulos, a realizou-se nos dias 18 e 19 de setembro. Na prova de títulos, foram considerados a conclusão do ensino médio e o exercício do magistério indígena em sala de aula.


Para a realização do curso foi feita uma parceria entre as universidades federais de Goiás e do Tocantins (UFT), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e das secretarias estaduais de educação de Goiás e do Tocantins. As provas foram realizadas em Palmas, no campus da UFT. O curso será realizado na UFG, em Goiânia, na UFT, em Palmas, e em terras indígenas.


O resultado final do processo está disponível na unidade administrativa da Fundação Nacional do Índio (Funai) e no site do Centro de Seleção da UFG (www.cs.ufg.br). Mais informações: (62) 3521-1830.