Rede -> Notícias recentes   
Pesquisa de conteúdo ..:
Notícias | Eventos | Downloads | Links Úteis

:: PÁGINA INICIAL

:: ARTIGOS

:: FOTOS

:: EVENTOS

:: BOLSAS E CURSOS

:: IES COM PROGRAMAS PARA POVOS INDÍGENAS




UNIVERSITÁRIO SE PASSA POR ÍNDIO E É EXPULSO


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) expulsou um aluno do curso de odontologia que se passava por índio. Geosmar Santana, 30, foi aprovado no vestibular do processo seletivo/2005, através do sistema de reserva de vagas para a categoria indígena.


A falsa identidade foi descoberta durante uma visita da comissão técnica de concursos da Unimontes a tribo que Geosmar alegou pertencer. Geosmar Santana foi aprovado e chegou a cursar parte do primeiro semestre letivo de 2005, mas a declaração da sua suposta condição de indígena, apresentada no ato da inscrição e matrícula, foi questionada pelo cacique Domingos Nunes de Oliveira, da aldeia dos Xacriabás, no município de São João das Missões, no Norte de Minas.


A pessoa que assina o documento apresentado por Geosmar nunca foi cacique da terra indígena Xacriabá, testemunhou o cacique Domingos Nunes de Oliveira, em declaração apresentada à Unimontes.


O falso índio seria morador da área rural de São João das Missões, mas não pertence à tribo Xacriabá. No ato da inscrição, ele apresentou documento falso que seria expedido pela Fundação Nacional do Índio (Funai).


Agora, além de ter sido expulso da universidade, ele irá responder processo por falsidade ideológica. Para o reitor, professor Paulo César de Almeida, essa situação deve ser ressaltada pelo fato de ser recente a implementação do sistema de reserva de vagas pelas universidades públicas estaduais mineiras. Em razão disso, todo o processo deve ser avaliado. Se for o caso, haverão propostas de alterações para aperfeiçoar a legislação.


A Unimontes vai estabelecer, a partir de dezembro deste ano, mudanças em seus processos seletivos em relação aos requisitos e avaliação de candidatos indígenas e portadores de necessidades especiais. A afirmação foi feita pelo reitor da Unimontes.