ENTREVISTA,
com Carlos Abicalil
1.Qual o papel do Congresso
Nacinal na discussão que relaciona povos indígenas no
Brasil e ensino superior?
Carlos
Abicalil - O congresso tem para si a resposnabilidade de votar
diretrizes orçamentárias, orçamento anual e
plano plurianual. Nas três disposições
legislativas há espaços para priorizar os recursos
necessários às ações afirmativas, seja
através da FUNAI, seja através do MEC ou do MC&T
(no caso de pós-graduações).
2.Os
desafios das políticas públicas de acesso dos povos
indígenas ao ensino superior.
Carlos
Abicalil - Estão no congresso os projetos de lei de reforma do
ensino superior e de reserva de vagas, onde se prevêem as
mesmas condições de apoio estudantil que estão
vigentes para alunos de baixa renda com bolsas integrais do PRO-UNI,
com padrão nacional, superando esta diferenciação
que a FUNAI promove hoje. Importante notar que as iniciativas não
se excluem, porém precisam ser melhor articuladas, sem
superposição.
Também
se encontra no congresso uma nova proposição do chamado \\\\\\\"Estatuto do Índio\\\\\\\". A correlação de
forças, no entanto, não é nada favorável
a avanços significativos, o que impõe muito cuidado nas
gestões a serem feitas.
3.Seus
comentários sua posição sobre essa demanda.
Carlos
Abicalil - Ouso sugerir que se fizessem mais articulações
com a SECAD/MEC e a SESU/MEC de sorte a prover as melhores formas de
superação imediata das diferenças de articulação
com a FUNAI, de modo a equilibrar, inclusive, as formas de atenção
em instituições públicas e privadas.
Meu
abraço militante,
Carlos
Abicalil.