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ENTREVISTA, com Carlos Abicalil




1.Qual o papel do Congresso Nacinal na discussão que relaciona povos indígenas no Brasil e ensino superior?

Carlos Abicalil - O congresso tem para si a resposnabilidade de votar diretrizes orçamentárias, orçamento anual e plano plurianual. Nas três disposições legislativas há espaços para priorizar os recursos necessários às ações afirmativas, seja através da FUNAI, seja através do MEC ou do MC&T (no caso de pós-graduações).



2.Os desafios das políticas públicas de acesso dos povos indígenas ao ensino superior.

Carlos Abicalil - Estão no congresso os projetos de lei de reforma do ensino superior e de reserva de vagas, onde se prevêem as mesmas condições de apoio estudantil que estão vigentes para alunos de baixa renda com bolsas integrais do PRO-UNI, com padrão nacional, superando esta diferenciação que a FUNAI promove hoje. Importante notar que as iniciativas não se excluem, porém precisam ser melhor articuladas, sem superposição.

Também se encontra no congresso uma nova proposição do chamado \\\\\\\"Estatuto do Índio\\\\\\\". A correlação de forças, no entanto, não é nada favorável a avanços significativos, o que impõe muito cuidado nas gestões a serem feitas.





3.Seus comentários sua posição sobre essa demanda.

Carlos Abicalil - Ouso sugerir que se fizessem mais articulações com a SECAD/MEC e a SESU/MEC de sorte a prover as melhores formas de superação imediata das diferenças de articulação com a FUNAI, de modo a equilibrar, inclusive, as formas de atenção em instituições públicas e privadas.



Meu abraço militante,

Carlos Abicalil.